CAPTURAR A AMAZÔNIA: FOTOGRAFIA, CINEMA E TECNOPOLÍTICA NA COMISSÃO RONDON

Authors

  • Maite Conde University of Cambridge

Abstract

No início do século XX, o engenheiro militar Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) liderou aquela que ficou conhecida como a Comissão Rondon em um enorme empreendimento: a construção de linhas telegráficas que tinham como objetivo ligar a região do Amazonas e os seus povos indígenas às cidades costeiras. Essa tarefa de “encadear” a nação por meio de linhas telegráficas buscava forjar uma comunidade unificada de “brasileiros” no que era, nessa época, uma nova República. A tecnologia visual, tanto a fotografia quanto o cinema, fez parte desse esforço político: fotografias e filmes das regiões afastadas e seus habitantes foram utilizados para consolidar e ampliar a ordem e o progresso no sertão. Este artigo tem como foco o arquivo visual da Comissão Rondon, e examina como ele respondeu à “tecnopolítica” do novo regime, entendido como uma operação política de governo criada por meio do funcionamento tecnológico de infraestruturas. Ao fazê-lo, explora como a Commissão se aproveitou da linguagem específica de cada meio visual para o seu empreendimento. Procuramos também enfocar o uso performativo que a comissão faz da fotografia e do cinema, tendo por intuito iluminar a fragilidade discursiva da nação progressista e a sua exibição visual.

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Published

2024-01-22 — Updated on 2024-01-24

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How to Cite

CONDE, Maite. CAPTURAR A AMAZÔNIA: FOTOGRAFIA, CINEMA E TECNOPOLÍTICA NA COMISSÃO RONDON. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 51, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/80614. Acesso em: 1 may. 2025.

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ARTIGOS