A IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E AS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES SAGRADOS

Autores

  • Otávio José Lemos Costa Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Palavras-chave:

IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA. LUGAR. SAGRADO

Resumo

NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA, É EXPRESSIVA A QUANTIDADE DE ESTUDIOSOS QUE VEM SE DEDICANDO À INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PAISAGENS, LUGARES E TERRITÓRIOS NOS QUAIS O SAGRADO INCITA UMA MANIFESTAÇÃO. AO DISCUTIRMOS O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA, BUSCAMOS AS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS QUE ALMEJAM DAR RELEVO À INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS SÓCIO-ESPACIAIS QUER ESTEJAM ASSOCIADOS A UMA PERSPECTIVA DA NATUREZA, QUER ESTEJAM ATRELADOS ÀS PRÁTICAS SIMBÓLICAS CUJOS ELEMENTOS DISCURSIVOS INDICAM UM PROCESSO QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE PAISAGENS CULTURAIS, DE LUGARES OU TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES SIMBÓLICAS PELAS QUE UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA É SEMPRE PRESENTE. TORNA-SE POSSÍVEL, PORTANTO, E COLOCAMOS AQUI A PROPOSTA PARA ESTE TEXTO, O ENTENDIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES DO SAGRADO CONTEXTUALIZANDO NA SEARA DA IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA.

Biografia do Autor

Otávio José Lemos Costa, Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas da religião, paisagem, lugar e patrimônio cultural.

Downloads

Como Citar

Lemos Costa, O. J. (2013). A IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E AS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES SAGRADOS. Espaço E Cultura, (32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6975

Edição

Seção

ARTIGOS