EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS NAS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS: O PROJETO GÊNESIS COMO SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA DA EXPLORAÇÃO

Autores

  • Lara D'Assunção dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.49166

Palavras-chave:

Fotografia, Gênesis, Sebastião Salgado, expedição geográfica, cultura da exploração

Resumo

Baseado nos três principais sustentáculos das coleções fotográficas, ideia central, patrocínio e circulação, o presente trabalho tomará a obra Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, como um livro que traz à baila as práticas científicas que vincularam geografia, viagens de expedição (ou exploração) e fotografia. Primeiramente, a imagem será aqui apresentada como importante instrumento de apreensão do mundo. Por torná-lo inteligível, as coleções fotográficas, garantiram larga audiência e permaneceram até os dias atuais, sendo Gênesis uma delas. Posteriormente, será proposta uma análise dos relatos do próprio autor e da mídia jornalística como forma de apresentar a sobrevivência da “cultura da exploração” não só por meio de imagens, mas também através das práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara D'Assunção dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Geografia

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

DOS SANTOS, Lara D’Assunção. EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS NAS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS: O PROJETO GÊNESIS COMO SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA DA EXPLORAÇÃO. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 46, p. 61–84, 2019. DOI: 10.12957/espacoecultura.2019.49166. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/49166. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS