A RESSIGNIFICAÇÃO DO MITO DE ORIGEM DA FAVELA PELA ARTE DE MAURÍCIO HORA
DOI:
https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48848Palavras-chave:
favela, Rio de Janeiro, fotografia, Maurício HoraResumo
O presente artigo foi adaptado de uma palestra realizada no dia 05 de julho de 2017, no Espaço Cultural BNDES, onde ocorreu a exposição de Maurício Hora, intitulada “Morro da Favela à Providência de Canudos”. O artigo problematiza a associação entre a guerra de Canudos e a gênese das favelas do Rio de Janeiro, discutindo o papel da obra de Euclides da Cunha e do “mito de origem da favela” na construção de um discurso exterior sobre a formação histórica dessas comunidades e sobre os atributos de seus moradores: um discurso estigmatizante, racista e violento. Nesse sentido, buscamos refletir criticamente sobre a exposição de Maurício Hora, para argumentar que, ao reivindicar a história de Canudos como parte de sua própria história, o artista reconstrói o passado e ressignifica o presente a partir de uma reinterpretação desse mito de origem, criando uma narrativa que é viva e plural.Downloads
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Publicado
2019-12-11
Como Citar
DE ALMEIDA, Rafael Gonçalves. A RESSIGNIFICAÇÃO DO MITO DE ORIGEM DA FAVELA PELA ARTE DE MAURÍCIO HORA. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 46, p. 45–60, 2019. DOI: 10.12957/espacoecultura.2019.48848. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/48848. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS