A COMUNIDADE DE PESCADORES TRADICIONAIS DE CARNAUBEIRAS-ARAIOSES-MA: PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E ASPECTOS CULTURAIS

Autores

  • Maria Rodrigues Garcia
  • Marivânia Leonor Furtado Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41905

Palavras-chave:

Territorialidade, Pesca Artesanal, Vulnerabilidade, Araioses-MA

Resumo

Carnaubeiras, território socialmente produzido por uma comunidade de extrativistas marinhos, tem na pesca sua principal forma de reprodução social, econômica, cultural e ambiental. Essa comunidade situada a uma distância de 27 km da sede do município de Araioses, inserido na mesorregião Leste do Maranhão, na Microrregião do Baixo Parnaíba. Neste trabalho visou-se abordar os aspectos culturais da pesca no povoado buscando ressaltar as características da identidade dos pescadores artesanais permeadas por tensões e conflitos em torno prática da pesca artesanal e a gestão da RESEX Marinha do Delta do Parnaíba. Os dados coletados demonstram a vulnerabilidade deste grupo, especificamente em relação à ausência de políticas públicas efetivas capazes de garantir proteção destes pescadores artesanais e sua territorialidade específica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rodrigues Garcia

Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e

Regional pela Universidade Estadual do Maranhão.
Graduada em Geografia Licenciatura e Bacharelado
pela Universidade Estadual do Maranhão (2013).
Atualmente desenvolve pesquisas na área de
Sustentabilidade, Planejamento e Educação
Ambiental, Desenvolvimento Socioespacial,
Unidades de Conservação, Comunidades Tradicionais e impactos Ambientais.

Marivânia Leonor Furtado, Universidade Estadual do Maranhão

Cientista Social pela UFMA(1995) com Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Geografia - área Produção Social do Espaço pela Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente(2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão, membro do corpo permanente do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional. Coordena a Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/UEMA. Membro fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidades-LIDA/UEMA. Atua principalmente nos seguintes temas: questões étnico-raciais, movimentos sociais e territoriais, Estado e políticas públicas para segmentos sociais específicos.

Downloads

Publicado

2016-12-11

Como Citar

GARCIA, Maria Rodrigues; FURTADO, Marivânia Leonor. A COMUNIDADE DE PESCADORES TRADICIONAIS DE CARNAUBEIRAS-ARAIOSES-MA: PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E ASPECTOS CULTURAIS. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 40, p. 181–202, 2016. DOI: 10.12957/espacoecultura.2016.41905. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/41905. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS