O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL COMO ELEMENTO DA PAISAGEM CULTURAL E A PAISAGEM CULTURAL CONFORMANDO O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: UMA RELAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Zandor Gomes Mesquita Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41898

Palavras-chave:

Patrimônio Industrial, Paisagem Cultural, Geografia Cultural, Ciências Sociais

Resumo

O Patrimônio Industrial diz respeito aos resquícios do modo de produzir de uma sociedade, constituídos de seu valor histórico, tecnológico, social e arquitetônico ou científico. Ele vai além do seu aspecto estético, ressaltado pelo visível. Sua análise possibilita uma conexão com o tipo de industrialização de um período histórico, com o modo de vida da classe trabalhadora correspondente, evidencia também a coletividade que o construiu e permite entender os processos de conformação do espaço na qual essa população residia. Neste sentido, o patrimônio industrial está intimamente relacionado a paisagem cultural. Esta pode ser entendida como um produto da apropriação e transformação do homem sobre a natureza, constituindo um conjunto de significados, impressos através da linguagem, dos símbolos e traços culturais do grupo social em questão. Dotada de sentido e ancorada sobre uma base material, a paisagem se apresenta como uma importante fonte investigativa, sendo vista como uma expressão concentrada da identidade coletiva. O seu estudo expõe as dinâmicas sociais que se estabeleceram sobre o espaço, que foram caracterizadas a partir das relações que ali se desenvolveram, sendo então, um importante documento de análise. Neste sentido, estes dois conceitos interagem e a utilização em conjunto possibilita o desenvolvimento de um campo de análise. O patrimônio industrial influencia na conformação da paisagem cultural, lhe dá vida, altera suas características, e também é composto por ela, sendo influenciado pela sua estruturação. O presente trabalho buscou debater a relação destes dois conceitos, expondo elementos para o estabelecimento de um debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zandor Gomes Mesquita, Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Políticas Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atualmente sou Professor EBTT do Instituto Federal Fluminense, lecionando no curso de Licenciatura em Geografia.

Downloads

Publicado

2016-12-11

Como Citar

MESQUITA, Zandor Gomes. O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL COMO ELEMENTO DA PAISAGEM CULTURAL E A PAISAGEM CULTURAL CONFORMANDO O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: UMA RELAÇÃO CONCEITUAL. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 40, p. 27–48, 2016. DOI: 10.12957/espacoecultura.2016.41898. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/41898. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS