GEOGRAFIAS E IMAGENS: NOTAS DECOLONIAIS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • Leo Name UNILA

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31751

Palavras-chave:

imagens, decolonialidade, geografias pop, geopolíticas populares, geopolíticas do conhecimento

Resumo

Com vistas a esboçar uma agenda preliminar de pesquisa, primeiramente será feito um cotejamento das “geopolíticas do conhecimento”, conforme às conceituações decoloniais, com duas abordagens geográficas interessadas em imagens: o debate produzido por intelectuais da geopolítica crítica a respeito das “geopolíticas populares” e a discussão a respeito das “geografias pop”. Depois, serão apresentadas algumas das abordagens decoloniais que, mais recentemente, têm dado ênfase à análise de imagens. Frente à exposição deste leque de contribuições, finalmente serão delineadas geografias nas imagens e geografias das imagens dispostas a desencobrir o eurocentrismo e a colonialidade do poder que desenham e movimentam representações geo-historicamente reproduzidas a respeito do Outro e seus espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Name, UNILA

Mestre e Doutor em Geografia (UFRJ). Professor do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design e do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

NAME, Leo. GEOGRAFIAS E IMAGENS: NOTAS DECOLONIAIS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 39, p. 59–80, 2016. DOI: 10.12957/espacoecultura.2016.31751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/31751. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS