GEOGRAFIA, TURISMO, RELIGIÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA INTRODUÇÃO ACERCA DAS INTERFACES TEÓRICAS

Autores

  • Alberto Pereira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Palavras-chave:

geografia, turismo, religião, relações internacionais, cultura

Resumo

Este trabalho enceta um diálogo introdutório acerca das interfaces teóricas entre Geografia, Turismo, Religião e Relações Internacionais. Considerando a  Geografia como o ponto de partida para esta reflexão, nosso objetivo é demonstrar, sucintamente, que o turismo e a religião se constituem como temas que interpenetram as relações internacionais: o turismo como instrumento de diplomacia cultural ou soft power no contexto de globalização com o avanço das tecnologias de comunicação e dos meios de  transportes no processo de “aceleração do tempo e compressão do espaço” (HARVEY, 1993) e a religião no contexto pós-Guerra Fria com a ascensão das novas geopolíticas e a valorização das culturas, das civilizações e dos grupos étnico-religiosos como atores que interferem nas relações de poder no espaço mundial (VESENTINI, 2000). Busca-se demonstrar também que os quatro temas do titulo deste trabalho suscitam congruências pertinentes à reflexão teórica que privilegia as relações entre Espaço e Cultura.

Biografia do Autor

Alberto Pereira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Doutor em Geografia Humana pela USP Universidade de São Paulo (2011); Mestre em Geografia Humana pela USP (1999); MBA em Gestão de Instituições de Ensino pela UnG-SP (2010); Licenciado em Geografia pela UMC-SP (1990). É Professor Adjunto do Instituto de Geografia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Departamento de Turismo com as disciplinas Ética e Turismo, Turismo e Relações Internacionais, Produção do Espaço Turístico, Turismo Religioso. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) UERJ, com o curso ?Ensino de Geografia, Religiosidades e Relações Internacionais?. Foi Diretor do Curso de Geografia e do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Guarulhos - UnG, onde também lecionou na Pós-graduação em Educação Ambiental (2005 a 2010). Atuou como Assessor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2001 a 2003). Foi Professor titular de Geografia no Município e no Estado de São Paulo (1990 a 2009). Tem experiência em Geografia Humana, Educação e Turismo, em gestão educacional, no ensino e em formação de professores, educadores ambientais e bacharéis em turismo. Atualmente desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: ensino de geografia, geografia do turismo, turismo religioso, geoética, tolerância cultural-religiosa, religiões e relações internacionais.

Downloads

Como Citar

Santos, A. P. dos. (2015). GEOGRAFIA, TURISMO, RELIGIÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA INTRODUÇÃO ACERCA DAS INTERFACES TEÓRICAS. Espaço E Cultura, (35), 125–152. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18909

Edição

Seção

ARTIGOS