A IGREJA CATÓLICA E A DIFUSÃO DA FÉ NA HIPERMODERNIDADE: O EXEMPLO DO MASS MEDIA E AS ONLINE COMMUNITIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18907

Keywords:

Mass Media e Online Communities, Igreja Católica, Geografia e Religião, Canção Nova, Difusão

Abstract

O presente artigo, inserido nos estudos da geografia cultural pós-80, onde os aspectos simbólicos e os bens imateriais também são analisados, tem por objetivo apresentar uma discussão a partir das relações entre geografia e religião. A ótica do sagrado a ser analisada, procura tomar por base as estratégias de difusão da fé, realizadas pela Igreja Católica Apostólica Romana em seus diferentes movimentos eclesiais, em especial a Renovação Carismática Católica – RCC, para continuar mantendo seu poderio frente ao crescimento de outras doutrinas religiosas, assim como, o crescente processo na sociedade contemporânea da hipermodernidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jefferson Rodrigues de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UERJ - CAPES 5. É mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UERJ - CAPES 5. Graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Tendo experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia da Religião e áreas afins como Geografia Urbana. Sua trajetória científica atrela-se a dimensão cultural e do fenômeno religioso no espaço. Integra o Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura - PEAGERC e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura NEPEC, como professor colaborador e pesquisador desde 2010, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à dimensão espacial da religião na geografia. Vem desenvolvendo pesquisas a partir do estudo de um movimento renovador na Igreja Católica Apostólica Romana denominado Renovação Carismática Católica e seus desdobramentos - comunidades de vida e aliança (Canção Nova/Shalom), difusão espacial da fé pelos meios de comunicação (Online Communities, Mass Media) e; peregrinos como agentes modeladores do espaço e suas práticas.

How to Cite

OLIVEIRA, Jefferson Rodrigues de. A IGREJA CATÓLICA E A DIFUSÃO DA FÉ NA HIPERMODERNIDADE: O EXEMPLO DO MASS MEDIA E AS ONLINE COMMUNITIES. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 35, p. 89–106, 2015. DOI: 10.12957/espacoecultura.2014.18907. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18907. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS