CULTURA, POLÍTICA, ECONOMIA E ESPAÇO

Autores

  • Roberto Lobato Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Palavras-chave:

economia, política, cultura, formas simbólicas

Resumo

O presente trabalho procura reafirmar as conexões entre cultura, política, economia e espaço. Apoia-se em estudos já realizados, estudos que exploram uma maior ou menor separação entre política e economia, mas que reafirmam que a cultura manifesta-se tanto na esfera da política como do econômico em sua dimensão espacial. As relações entre cultura, política e economia podem ser vistas por meio de formas simbólicas que são o foco do presente trabalho. A partir de alguns exemplos envolvendo o sagrado e o profano, os patrimônios culturais, as paisagens da simulação, os setores urbanos de amenidades, os shopping centers e os parques temáticos pretende-se mostrar a relação entre economia, cultura e espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lobato Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Geografia Urbana - University of Chicago (1974) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, cultura, rede urbana, geografia cultural e redes.

Downloads

Como Citar

CORRÊA, Roberto Lobato. CULTURA, POLÍTICA, ECONOMIA E ESPAÇO. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 35, p. 27–40, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18903. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS