PERCORRER O ESPAÇO: A IMAGEM DO TERRITÓRIO NA PINTURA DE PAISAGENS

Autores

  • Lenice Lira UFRJ

Resumo

ESTE TEXTO ABORDA AS QUESTÕES RELACIONADAS À REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM PELA PINTURA COMO EXPERIÊNCIA MEDIATIZADA DAS REALIDADES ESPACIAIS. A PAISAGEM SURGE COMO PERCEPÇÃO DO TERRITÓRIO, INAUGURANDO UM NOVO MODO DE DAR FORMA E DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO: UM OUTRO OLHAR. A EXPERIÊNCIA PAISAGÍSTICA REMETE À APREENSÃO DO MUNDO ENQUANTO CONSTRUÇÃO CULTURAL. DESTE MODO, A VISÃO DO TERRITÓRIO ESTÁ INTRINSECAMENTE RELACIONADA A UMA ORGANIZAÇÃO DO VISÍVEL, A QUAL É ATRIBUÍDA UMA CERTA SIGNIFICAÇÃO. NESSE CONTEXTO, FOI DEMARCADO UM PERCURSO DA EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM NA ARTE E NA GEOGRAFIA, QUE PERMITE A COMPREENSÃO DO MUNDO VISÍVEL EM SUA FORMA VISUAL E NO ÂMBITO DA LINGUAGEM. TAIS QUESTIONAMENTOS E COLOCAÇÕES DIALOGAM COM AS PINTURAS DE LEANDRO JOAQUIM, ARTISTA FLUMINENSE DO SÉCULO XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenice Lira, UFRJ

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2009). É bacharel e licenciada em geografia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, representações sociais, Rio de Janeiro, Leandro Joaquim, Jean-Baptiste Debret, séculos XVIII e XIX, pintura, jardins.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

LIRA, Lenice. PERCORRER O ESPAÇO: A IMAGEM DO TERRITÓRIO NA PINTURA DE PAISAGENS. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 29, p. 55–68, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/15966. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS