CASA E FAMÍLIA NA GEOGRAFIA: ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE MULHERES SEM-TETO NA CONSTRUÇÃO DO LAR

Autores

  • Marianna Fernandes Moreira Queen Mary University of London

Palavras-chave:

sem-teto, casa, família, lar, território íntimo, geografia feminista

Resumo

O presente trabalho traz como foco uma habitação coletiva muito peculiar: uma ocupação de sem-teto denominada Ocupação Quilombo das Guerreiras. A abordagem proposta tem como objetivo tratar da geografia da casa e da família a partir das práticas e estratégias espaciais de mulheres sem-teto na construção do lar. Na primeira parte do artigo, discorro sobre a família como mecanismo de governo e sobre as particularidades do exercício do poder sobre as classes populares. O objetivo desta parte é problematizar a noção de família nuclear e apontar como a intervenção estatal na moradia do pobre urbano será uma forma de induzir comportamentos e valorizar determinados costumes para que se configure um núcleo familiar. Em seguida, buscarei abordar a tensão indivíduo-família-Coletivo que emerge por se tratar de um movimento que se sustenta em fidelidades tecidas por vínculos afetivos e relações sociais de caráter comunitário, e que termina por permear os espaços privados, o convívio familiar e o cuidado com as crianças. Por fim, volto a atenção à construção material da casa e às práticas espaciais que constroem, de diferentes formas, um “território íntimo” no qual a individualidade da mulher pode se expressar para além do espaço doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianna Fernandes Moreira, Queen Mary University of London

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial (NuPeD / UFRJ). Possui mestrado, bacharelado e licenciatura plena em Geografia pela mesma instituição. Atualmente realiza o doutorado sanduíche na Queen Mary University of London, além de estar integrado à Universidade de Leeds como visitante acadêmico (Academic Visitor) e pertencer ao projeto internacional "Contested_Cities: Contested Spatialities of Urban Neoliberalism. Dialogues between Emerging Spaces of Citizenship in Europe and Latin America", financiado pela União Europeia (2012-2016). Foca seus trabalhos nos seguintes temas: Geografia urbana do Rio de Janeiro, movimento dos sem-teto no Rio de Janeiro, geografia da casa, economia doméstica e espacialidade cotidiana. Como docente, lecionou como professor substituto no Colégio Pedro II (Unidade Tijuca) em 2012/2014.

Downloads

Como Citar

FERNANDES MOREIRA, Marianna. CASA E FAMÍLIA NA GEOGRAFIA: ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE MULHERES SEM-TETO NA CONSTRUÇÃO DO LAR. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 34, p. 83–122, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12270. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)