Aos reis do choro e do samba
as ambiguidades dentro de uma biografia
Resumo
O trabalho aqui desenvolvido teve como motes principais jogar luz na relação entre trabalho biográfico e historiográfico como um caminho frutífero, especialmente através dos métodos da micro-história. Desta forma, a partir de dois sujeitos históricos, músicos negros vivendo no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930), a construção de suas biografias nos aponta para questões, dúvidas e possíveis elucidações na busca pela cidadania da população negra que vivia naquele contexto, ainda permeado pelo pensamento escravocrata. Ao mesmo tempo, ambas as trajetórias são exemplos de como a relação entre micro-história e biografia pode ser dotada de dificuldades, sendo muitas vezes o ponto de partida de novos desenrolares, fruto das diversidades e complexidades da personalidade humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.