Josué de Castro (1908-1973) e a ditadura civil-militar brasileira

Autores

Resumo

O presente artigo analisa a trajetória polissêmica de Josué Apolônio de Castro (1908-1973), uma das personalidades investigadas pelo projeto de pesquisa “A UFRJ e a ditadura civil-militar (1964-1985): lugares de memória e trajetórias”, vinculado à Divisão de Memória Institucional (DMI) do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, são analisados os principais eventos que Josué de Castro vivenciou antes e durante a ditadura civil-militar brasileira, em sua atuação no campo da geografia, sociologia, política e diplomacia. Os caminhos metodológicos partem de uma abordagem qualitativa e micro-histórica. Os resultados revelam a tensão entre a repressão ditatorial e a resistência em sua vida, na qual, mesmo à distância no exílio, buscou criar alternativas para continuar sua luta por um mundo mais justo, fraterno e igualitário. Este estudo contribui para a compreensão da importância de sua atuação, que deixou marcas indeléveis na história do Brasil e no campo internacional, servindo como inspiração para futuros estudos sobre as trajetórias impactadas pela repressão ditatorial brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barroso Rego, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É licenciado em História pela Universidade Candido Mendes (UCaM) e bacharel em História pela UFRJ. É pesquisador vinculado à Divisão de Memória Institucional (DMI - SiBI/UFRJ), atuando na linha de pesquisa “A UFRJ e Ditadura Civil-Militar (1964-1985)”.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

BARROSO REGO, Lucas. Josué de Castro (1908-1973) e a ditadura civil-militar brasileira. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/87721. Acesso em: 22 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê