A construção da performance de um santo
uma análise da biografia de João de Brito
Resumo
João de Brito foi um importante missionário que atuou na região da Província Jesuítica do Malabar entre os anos de 1673 e 1693. Vindo de família nobre, o jesuíta missionou junto aos povos daquela localidade, obtendo certo sucesso marcado pela conversão de um governante local. Tal feito acabou levando a sua execução, resultado das intensas disputas políticas regionais. Sua morte será consagrada martírio, quando beatificado em 1852 e posteriormente canonizado em 1947. Analisaremos a obra Historia do nascimento, vida, e martyrio do Beato João de Britto, escrita por Fernão Pereira de Brito, irmão do jesuíta, que teve como intuito construir uma ideia de santidade em torno da vida de João de Brito. Este artigo contribuí para a historiografia a partir de seu aparato teórico metodológico interdisciplinar, indo além das abordagens clássicas em torno da literatura martirológica, demonstrando que a partir dos conceitos inerentes a Performance, podemos compreender a biografia como um elemento vivo, que conjuga tradição, memória e objetivos tanto de quem escreve, quanto de quem lê e daquele que foi narrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.