GÊNERO E RESISTÊNCIA
CONSIDERAÇÕES SOBRE O 1° ENCONTRO NACIONAL DAS MULHERES DO MST
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo traçar a historicidade do 1° Encontro Nacional das Mulheres do Movimento Sem Terra (MST) e sua relevância para os estudos de gênero. Através do método qualitativo, analisaram-se documentos de áudio e vídeo de livre acesso, incluindo entrevistas com integrantes do MST. Compreende-se que o tema de discussão de gênero neste movimento social organizado e o protagonismo das mulheres do campo formam um cenário histórico relevante e que segue em (des)construção, considerando as pontes construídas interpaíses para disseminação das ações realizadas pelo MST ao longo do tempo. A análise detalhada destas dinâmicas destaca a complexidade e a riqueza das experiências das mulheres envolvidas, contribuindo significativamente para o entendimento mais amplo das questões de gênero no contexto de movimentos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.