MUNDANAS E VALENTÕES
TRABALHO, MORADIA E VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DE PROSTITUTAS EM MACAPÁ, DÉCADA DE 1950
Resumo
Em Macapá, a interação entre os gêneros se destacou por emoções como amor e amizade, bem como companheirismo, mas também foi marcada por sentimentos negativos como ódio e ciúmes, além de episódios de violência. O objetivo desse texto é analisar as sociabilidades das prostitutas em Macapá na década de 1950, identificar quais eram as relações sociais construídas entre elas e os demais trabalhadores da cidade e como era o cotidiano da prostituição marcado por trabalho, amizade, amores, boemia e violência. A metodologia é baseada na leitura e análise de três processos judiciais de lesões corporais, utilizamos esse tipo de processo porque ele evidencia o contexto de violência em que essas trabalhadoras estavam inseridas em Macapá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.