As mulheres nas entrelinhas dos jornais
Um estudo sobre o divórcio no século XIX em Minas Gerais
Resumo
O presente artigo ressalta o desenvolvimento nos estudos sobre a história das mulheres e das relações de gênero, atribuindo aos jornais um papel crucial como fontes históricas. Dessa maneira, explora-se a relevância dos periódicos na compreensão das experiências femininas, evidenciando como as reportagens revelam perspectivas sobre a construção da identidade das mulheres e seu papel no século XIX. Diante desta proposta, realizou-se uma análise preliminar de exemplares de jornais que circularam em Minas Gerais, no período oitocentista, discutindo a noção de divórcio na sociedade. Observando como os jornais mineiros, principalmente das cidades de Ouro Preto e Diamantina, abordou o fim do casamento, relacionando-o à construção de paradigmas sobre mulheres e seus direitos sociais. A análise destacou influências religiosas e sociais, oferecendo uma compreensão do papel da imprensa na legitimação de ideários morais sobre as mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.