A extrema direita no século XXI

uma tentativa de conceitualização e um olhar sobre o bolsonarismo

Autores

Resumo

Se há um consenso entre cientistas sociais, é que a democracia enfrenta um processo de crise a nível global. As causas, motivos e efeitos variam de nação para nação, de acordo com as idiossincrasias, mas não se discorda sobre uma decadência generalizada. Neste cenário, cresce discussão sobre qual termo e conceito utilizar para explicar esta recessão democrática. A proposta deste artigo é pensar alguns conceitos, entre clássicos e novos, da ciência política como tentativa de compreender este fenômeno, com particular atenção para o Bolsonarismo e suas peculiaridades, como a aproximação com o neoliberalismo/libertarianismo. Ciente da impossibilidade de contemplar por completo um movimento que se desenrola a nível internacional, a intenção é trabalhar com alguns elementos que se repetem, privilegiando o conceito de fascismo ante a interpretação de Robert Paxton como possível método de compreensão. Por fim, seguindo Paxton, conclui-se que o fascismo é um processo inerente às democracias contemporâneas, emergindo em suas falhas e incompletudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Schargel, Doutorando em Comunicação pela UERJ

Professor da UFSJ. Doutorando em Letras pela USP. Mestre em Letras pela PUC-Rio, mestre em Ciência Política pela Unirio. Bolsista CAPES, ex-bolsista CNPq. Venceu o Prêmio Abralic de melhor dissertação do biênio 2020-2021. Sua pesquisa e produção artística são focadas na relação entre literatura e política, tangenciando temas como teoria política, literatura política, fascismo, antissemitismo e a obra de Sylvia Serafim Thibau. Contato: sergioschargel_maia@hotmail.com / sergioschargel@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

SCHARGEL, Sergio. A extrema direita no século XXI: uma tentativa de conceitualização e um olhar sobre o bolsonarismo. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/81026. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres