Iê, é mandingueira, camará!

As mestras de Capoeira e os saberes construídos nos corpos das mulheres na pequena e na grande roda

Autores

Resumo

Este artigo trata das trajetórias e as estratégias de permanência e resistência das mulheres na Capoeira, tendo como ponto de partida as memórias e narrativas de duas mestras, Mestra Janja e Mestra Edna Lima, pioneiras e perseverantes há mais de quarenta anos neste universo ainda sexista e masculinizado. Busquei trazer os saberes e o sentido da luta presente nas narrativas orais, apresentando uma discussão sobre as corporalidades marcadas e atravessadas por processos de subalternização, na assunção de uma práxis insubmissa, tendo como mote a proposição de um diálogo mais profundo e respeitoso entre o campo acadêmico e as culturas de tradição oral, que levam em conta as memórias, as subjetividades e narrativas diversas em oposição a uma lógica hegemônica ocidental, eurocentrada, patriarcal e colonialista.

Palavras-chave: mestras de Capoeira; saberes; resistências

Biografia do Autor

Érica Pires do Amaral, FFLCH/USP

Érica Pires do Amaral, também conhecida como Mariposa, é capoeirista e mestra em Ciências pelo PPG Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, Diversitas - FFLCH/USP, na linha de pesquisa Corporalidades, Alteridades, Territórios e Modos de Existência.
Possui bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em Pedagogia pela UNESP, Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e Especialização em Pedagogia Griô pelo Diversitas/FFLCH/USP. Foi reconhecida mestra de Capoeira em 2022, com 33 anos de experiências nesta prática, atuando na Educação Básica lecionando Capoeira e Educação Física na Rede Pública de São Paulo numa perspectiva cultural e decolonial.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Amaral, Érica P. do. (2024). Iê, é mandingueira, camará! : As mestras de Capoeira e os saberes construídos nos corpos das mulheres na pequena e na grande roda. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 18(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/80991

Edição

Seção

Dossiê