Negar o passado para controlar o presente:

Comissão Nacional da Verdade, Disputa de narrativas e bolsonarismo

Autores

  • Ariel Cherxes Batista Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Jair Messias Bolsonaro, atual presidente da República do Brasil, foi capitão do Exército brasileiro. Antes da estruturação e afirmação do movimento que atualmente é definido como bolsonarismo, ocorreu uma tentativa de busca pelo controle do passado, por Bolsonaro, seus aliados e correligionários, ao tentarem criar uma disputa de narrativas sobre a ditadura no Brasil com a negação de fatos ocorridos, no período, apurados pelas Comissões da Verdade nacional e estaduais. Neste artigo trataremos sobre os usos políticos do passado relacionados a ditadura militar no Brasil, por este ex-militar, atualmente chefe do Executivo no país. Além disso, discutiremos como sua atuação contrária aos trabalhos da CNV estão relacionados ao golpe de 2016, e de que forma este fato contribuiu para a ascensão do bolsonarismo em 2018.

Biografia do Autor

Ariel Cherxes Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Ariel Cherxes Batista possui graduação em História (2016), e Mestrado em História Social das Relações Políticas (2020), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso, é membro do Laboratório de Estudos em História do Tempo Presente (LABTEMPO - UFES), nessa mesma instituição. Também faz parte da gestão da seção Espírito Santo da Anpuh, e leciona História na iniciativa privada (Centro Educacional Castelo - CEC), e no ensino público (Escola Arlindo Ferreira Lopes), ambas na cidade de Serra - ES. Os estudos que desenvolve estão relacionados as temáticas de História do Tempo Presente, Bolsonarismo, Neofascismo, Pós-Fascismo, Novas Direitas, Populismo e Ditadura Militar no Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Batista, A. C. (2024). Negar o passado para controlar o presente: : Comissão Nacional da Verdade, Disputa de narrativas e bolsonarismo . Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 17(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/79771

Edição

Seção

Dossiê