As narrativas de si e a escrita da História

relatos (auto) biográficos docentes, a formação e o ensino de História

Autores

  • Caio Corrêa Derossi UENF

Resumo

O presente artigo tem como temática a pesquisa qualitativa de abordagem (auto) biográfica, em específico as narrativas docentes, pensando em uma reflexão acerca das suas potencialidades para dos relatos e do movimento de escrita de si para a pesquisa histórica, o seu ensino e a formação docente. Para tanto, o objetivo do texto foi compreender e analisar as trajetórias de vida, de trabalho e de formação de uma professora de história da educação básica, a partir dos seus relatos (auto) biográficos. Deste modo, o trabalho fez um exercício transdisciplinar, heurístico e epistemológico para refletir a construção do conhecimento na abordagem (auto) biográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

CORRÊA DEROSSI, Caio. As narrativas de si e a escrita da História: relatos (auto) biográficos docentes, a formação e o ensino de História. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/79424. Acesso em: 22 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê