Estandartes, Discos e Manifestos

Uma análise sobre o Clube da Lanterna (1953-1956)

Autores

Resumo

O Clube da Lanterna foi uma associação fundada no Rio de Janeiro em 1953. O seu objetivo declarado era o de reunir apoiadores de Carlos Lacerda, dono do jornal Tribuna da Imprensa e político da União Democrática Nacional (UDN). Apesar de sua efemeridade, o Clube notabilizou-se pelo seu engajamento nas campanhas políticas de Lacerda, postura que motivou tanto uma interdição policial em sua sede em 1955 quanto o seu fechamento definitivo no ano seguinte. Dito isso, este artigo questiona se é possível elaborar um perfil sobre a diretoria do Clube. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão sobre o seu ideário e a sua estrutura – hierárquica e econômica – a partir do noticiário do Tribuna. Essa primeira incursão é essencial para situar o que foi o Clube, ou seja, o que tal grupo comandava. Posteriormente, através da prosopografia, discute-se a composição da sua diretoria que foi investigada pela polícia. Assim, almeja-se atingir dois objetivos. O primeiro é o de traçar um perfil de grupo. O segundo é o de apreender algumas de suas redes de relações. No fim, sustenta-se que essa análise permitiu a construção de um perfil que abarca as características, os atributos e algumas das redes de relações dos diretores do Clube.

Biografia do Autor

Caio César Cuozzo Pereira, UFRRJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre e Graduado em História. Pesquisador bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do Núcleo de Estudos da Política e His´toria Social (NEPHS/UFRRJ) e membro do Grupo de Estudos José Luís Romero (UERJ). 

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Cuozzo Pereira, C. C. (2024). Estandartes, Discos e Manifestos : Uma análise sobre o Clube da Lanterna (1953-1956). Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 17(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/79371

Edição

Seção

Dossiê