Estandartes, Discos e Manifestos
Uma análise sobre o Clube da Lanterna (1953-1956)
Resumo
O Clube da Lanterna foi uma associação fundada no Rio de Janeiro em 1953. O seu objetivo declarado era o de reunir apoiadores de Carlos Lacerda, dono do jornal Tribuna da Imprensa e político da União Democrática Nacional (UDN). Apesar de sua efemeridade, o Clube notabilizou-se pelo seu engajamento nas campanhas políticas de Lacerda, postura que motivou tanto uma interdição policial em sua sede em 1955 quanto o seu fechamento definitivo no ano seguinte. Dito isso, este artigo questiona se é possível elaborar um perfil sobre a diretoria do Clube. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão sobre o seu ideário e a sua estrutura – hierárquica e econômica – a partir do noticiário do Tribuna. Essa primeira incursão é essencial para situar o que foi o Clube, ou seja, o que tal grupo comandava. Posteriormente, através da prosopografia, discute-se a composição da sua diretoria que foi investigada pela polícia. Assim, almeja-se atingir dois objetivos. O primeiro é o de traçar um perfil de grupo. O segundo é o de apreender algumas de suas redes de relações. No fim, sustenta-se que essa análise permitiu a construção de um perfil que abarca as características, os atributos e algumas das redes de relações dos diretores do Clube.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.