Um “progresso” pervertido:
práticas de preconceito de “figuras públicas” nas redes sociais contra o “Nordeste e os nordestinos” (2022-2023):
Resumo
O progresso foi palco central das discussões da Escola de Frankfurt no decorrer do século XX, especialmente em uma crítica, em que este vinculado à técnica, passou a formar uma humanidade potencialmente destrutiva. Neste artigo, buscamos tecer uma relação entre abordagens de alguns destes intelectuais desta Escola, com o fenômeno de produção de discursos de ódio em referência ao Nordeste e os nordestinos, promovidos por figuras públicas nas redes sociais em 2022 e 2023. Como ponto de aproximação da teoria frankfurtiana com esta análise em questão, usaremos partes específicas da obra “A invenção do Nordeste”, para assim, percebermos tais conceituações advém de formulações e estigmas de uma construção imagética e narrativa da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.