Cidade, urbanismo e exclusão
O caso da resistência cultural do Alto José do Pinho – Recife-PE
Resumen
O objetivo deste artigo foi analisar o caso da resistência cultural empreendida por jovens do Alto José do Pinho, Recife-PE, frente às pressões urbanísticas e políticas ocorridas a partir de meados da década 1940. Partindo dos pressupostos da História Cultural, as reflexões aqui expostas são fruto da análise de fontes orais e jornalísticas, bem como observação de campo nos meios culturais do Recife, que é frequentemente posta em vitrine como cidade multicultural. Os achados fazem parte de uma pesquisa em andamento que visa analisar a formação da(s) identidade(s) punk(s) na cidade nas décadas de 1980 e 1990. Nosso percurso inicia pela revisão histórica do conceito de cidade, avança à questão do urbanismo e, no caso brasileiro, principalmente o urbanismo de exclusão que deu origem à ocupação dos morros e zonas periféricas. Por fim, chegamos ao Alto José do Pinho, onde utilizamos além da bibliografia disponível, relatos de músicos e fontes secundárias. A localidade outrora conhecida pela violência, hoje é um dos destinos culturais da cidade. Essa valorização começou com jovens imersos em uma realidade social de pobreza e descaso, mas que encontraram no punk rock e em outras expressões musicais um ponto de união e expressão de suas sensibilidades.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.