Cidade, urbanismo e exclusão

O caso da resistência cultural do Alto José do Pinho – Recife-PE

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o caso da resistência cultural empreendida por jovens do Alto José do Pinho, Recife-PE, frente às pressões urbanísticas e políticas ocorridas a partir de meados da década 1940. Partindo dos pressupostos da História Cultural, as reflexões aqui expostas são fruto da análise de fontes orais e jornalísticas, bem como observação de campo nos meios culturais do Recife, que é frequentemente posta em vitrine como cidade multicultural. Os achados fazem parte de uma pesquisa em andamento que visa analisar a formação da(s) identidade(s) punk(s) na cidade nas décadas de 1980 e 1990. Nosso percurso inicia pela revisão histórica do conceito de cidade, avança à questão do urbanismo e, no caso brasileiro, principalmente o urbanismo de exclusão que deu origem à ocupação dos morros e zonas periféricas. Por fim, chegamos ao Alto José do Pinho, onde utilizamos além da bibliografia disponível, relatos de músicos e fontes secundárias. A localidade outrora conhecida pela violência, hoje é um dos destinos culturais da cidade. Essa valorização começou com jovens imersos em uma realidade social de pobreza e descaso, mas que encontraram no punk rock e em outras expressões musicais um ponto de união e expressão de suas sensibilidades.

Biografia do Autor

Marco Antônio Gomes dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possuo Licenciatura Plena em História (2008) e mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (2014) ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2014). Atualmente sou doutorando em História pela UFRPE, com previsão de término de curso para 2026. Sou Técnico Administrativo da UFRPE atuando em Secretaria de Pós-Graduação. Atuei como Professor no Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável (RENAFORM, 2014-2016), ministrando as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico, Planejamento e Avaliação, e Questão Agrária e Movimentos Sociais no Brasil. Interesse em movimentos sociais rurais e urbanos na perspectiva da História Cultural na segunda metade do século XX aos dias atuais.

Ladjane Milfont Rameh, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009), Pós-graduada em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Possui dezessete anos de experiência na docência superior, atuando como professora, coordenadora de curso e pesquisadora. Em EaD tem experiência como conteudista e coordenadora pedagógica. Membro do grupo de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Atua principalmente nos seguintes temas: Hospitalidade, Turismo, Eventos, Lazer, Patrimônio Cultural e Metodologia Científica. Além das atividades acadêmicas, tem atuado como produtora cultural, coordenadora de pesquisas de mercado e consultora em planejamento turístico.

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada III da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela USP (2009). Pesquisadora-Visitante na Christian-Albrecht Universität - Kiel - Alemanha em 2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, dinâmica socioespacial, relação rural-urbano, espaços livres públicos, história das cidades e história da cidade do Recife. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)", Editora-Chefe do Periódico "Rural & Urbano", e coordenadora do Laborarório de Estudos e Ensino sobre o Recife - RecLab.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Gomes dos Santos, M. A., Milfont Rameh, L., & Zerbone Alves de Albuquerque, M. (2023). Cidade, urbanismo e exclusão: O caso da resistência cultural do Alto José do Pinho – Recife-PE. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 16(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/77066

Edição

Seção

Artigos Livres