A CULTURA LATINOAMERICANA NA REVISTA UNIÃO SOVIÉTICA EM FOCO

Autores

Resumo

Neste artigo o objetivo é tratar sobre a presença da cultura latinoamericana na revista União Soviética em Foco, que foi uma produção da editora carioca Revan e da agência soviética Novosti. A revista tem como foco propagandear o sistema socialista soviético, ao mesmo tempo em que se aproxima do Brasil. Com conteúdos diversos, o âmbito cultural é constantemente abordado, neste caso, centralizei a discussão nas artes da Dança, Literatura, Música, Arquitetura e Futebol Lationo-americanos que estão na União Soviética. O texto segue de uma análise em 34 volumes da revista, com o recorte temporal de 1987-1990, momento no qual a disputa política, econômica, social e ideologia chamada de Guerra Fria estava se encaminhando para o fim. O artigo traz em pauta estas relações através do recorte temático na União Soviética em Foco.

Biografia do Autor

Larissa Ceroni de Morais, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela UFPel. Graduada no curso de História Bacharelado pela instituição Universidade Federal de Pelotas, desenvolve pesquisas sobre os trabalhadores gaúchos e sobre a revista União Soviética em Foco, foi bolsista no projeto de pesquisa "Traçando o perfil do trabalhador gaúcho".

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Morais, L. C. de. (2023). A CULTURA LATINOAMERICANA NA REVISTA UNIÃO SOVIÉTICA EM FOCO. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 16(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/77023

Edição

Seção

Artigos Livres