O passado não nos serve mais? Uma conversa sobre imagem, memória e civismo

Autores

  • Gabriel Motta Costa Mestrando em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ) https://orcid.org/0000-0003-2903-8574

Resumo

O presente artigo surgiu durante discussões feitas em uma aula do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ) e, tem por intuito promover um debate historiográfico sobre o projeto cívico pedagógico de mobilização social de culto à nação através das imagens de caráter histórico. Dessa forma, tentou-se compreender como o conceito de cultura interagiu com o processo histórico e com as experiências, já que os monumentos são entendidos como produtos culturais. Outro ponto foi tentar identificar alguns dos elementos que compõe a tecitura social do Brasil contemporâneo. Buscamos demonstrar como as imagens de caráter histórico servem como elementos de promoção do civismo e apaziguadores, mas que, ao mesmo tempo exprimem violência simbólica.

Biografia do Autor

Gabriel Motta Costa, Mestrando em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense - Campus Campos e integrante do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI/UFF-Campos). Desenvolvo pesquisas compreendidas no recorte de Brasil República relacionadas à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, constituição da Força Expedicionária Brasileira (FEB), memória e monumento, processo cívico pedagógico e cultura política. 

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Costa, G. M. (2024). O passado não nos serve mais? Uma conversa sobre imagem, memória e civismo. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 17(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/77017

Edição

Seção

Artigos Livres