A ADVOCACIA PROVISIONADA NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1815
UM ESTUDO DE CASOS
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de casos dos indivíduos Ignácio Soares da Gama, Antônio Ferreira de Araújo Vieira e José Mariano de Azeredo Coutinho, a fim de se entender as práticas da advocacia provisionada brasileira entre o período de 1770 e 1815 na capitania do Rio de Janeiro. Acredita-se que este estudo poderá servir como base para se entender a existência do fenômeno dos advogados provisionados, também denominados de rábulas. Além disso, a análise de tais casos será igualmente importante para se compreender o papel da advocacia para a sociedade e para a administração da Justiça do Antigo Regime. Nesta esteira, para o referente trabalho serão analisadas as fontes disponíveis no Arquivo Histórico Ultramarino, presentes na plataforma de pesquisa criada pelo Projeto Resgate da Biblioteca Nacional de Portugal e também do Arquivo Nacional, situado no Rio de Janeiro.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.