A ADVOCACIA PROVISIONADA NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1815

UM ESTUDO DE CASOS

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de casos dos indivíduos Ignácio Soares da Gama, Antônio Ferreira de Araújo Vieira e José Mariano de Azeredo Coutinho, a fim de se entender as práticas da advocacia provisionada brasileira entre o período de 1770 e 1815 na capitania do Rio de Janeiro. Acredita-se que este estudo poderá servir como base para se entender a existência do fenômeno dos advogados provisionados, também denominados de rábulas. Além disso, a análise de tais casos será igualmente importante para se compreender o papel da advocacia para a sociedade e para a administração da Justiça do Antigo Regime. Nesta esteira, para o referente trabalho serão analisadas as fontes disponíveis no Arquivo Histórico Ultramarino, presentes na plataforma de pesquisa criada pelo Projeto Resgate da Biblioteca Nacional de Portugal e também do Arquivo Nacional, situado no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Caroline Rodrigues Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Estudante de Mestrado em História Política na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista CAPES. Formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Coelho, C. R. (2023). A ADVOCACIA PROVISIONADA NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1815: UM ESTUDO DE CASOS. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 16(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/76844

Edição

Seção

Artigos Livres