DINÂMICA ECONÔMICA DA VILA DE ITAPEMIRIM-ES NO OITOCENTOS
Resumo
Este trabalho pretende discutir a dinâmica econômica da Vila de Itapemirim ao longo do século XIX, quando a região viveu seu ápice social, político e econômico na província do Espírito Santo. Pretende-se traçar um perfil social e econômico desta localidade, onde se encontra atividades relacionadas a exportação e ao mercado externo, mas também intensas relações econômicas e sociais que visavam destinadas ao mercado interno. Para isso, o trabalho realizou pesquisa qualitativa com fontes primárias, com a utilização de documentos como a Lista Nominal da População de Itapemirim em 1833, Inventários post mortem e Testamentos, e Relatórios de Presidentes de Província, além de pesquisas bibliográficas. Essa dinâmica econômica envolvia membros da elite, cativos e a população mais empobrecida da região, uma vez que as questões econômicas, políticas e sociais se misturam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.