A Face Financeira da (Des)Valorização do Café Brasileiro (1898-1913)

Autores

Resumo

 

Este artigo tem como finalidade explorar as contradições de um momento muito peculiar da história econômica do Brasil. No início do século XX, engendraram-se as condições para um período de expansão econômica conjugada com estabilidade monetária e reiteração da estrutura agrário-exportadora do país. No entanto, concomitantemente, o principal produto da pauta de exportações brasileira encontrava-se com preços descendentes e seus produtores passavam por sérios problemas financeiros. Os processos de desvalorização e valorização do café, na virada do século XIX para o XX, tem uma face financeira muito clara, mas que não ganha o devido foco na historiografia. Com este texto, procuramos colaborar com este enfoque e demonstrá-lo através de fontes que o privilegiam.

 

Biografia do Autor

Thiago Vinicius Mantuano da Fonseca, Doutorando em História Social no PPGH-UFF

Doutorando no curso de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, onde também é graduado em História (2014) e mestre em História Social (2017). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/UFF por dois anos e bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de mestrado, igualmente por dois anos; hoje também é bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Cezar Honorato. É membro do grupo de pesquisa Portos e Cidades no Mundo Atlântico (CNPq), do laboratório POLIS - História Econômico-Social (UFF), do grupo de investigação internacional La Governanza de los Puertos Atlánticos (UNED - ESP) e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, além de colaborador do Foro Internacional de Ciudades Portuarias (IDEHES/CONICET - ARG) e do laboratório HEQUS - História Econômica, Quantitativa e Social (UFF). Estuda a História do Brasil Império e Republicano, com experiência na área da História Econômica e no campo da História Urbano-Portuária. Investiga e desenvolve trabalhos acerca do porto, operação portuária, região portuária, processos de trabalho e processo produtivo portuário, navegação histórica e cidade do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Estagiário Sênior no Projeto Acervo da Superintendência do Patrimônio da União, em cooperação com a UFF (Fundação Euclides da Cunha) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.  

Luciana Maria Santiago Baldoino, Doutoranda em História (PPGH-UFF)

Graduada no curso de Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2020). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História: Atlântico e Diáspora Africana da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2022). Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense - UFF (2022). 

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Mantuano da Fonseca, T. V., & Santiago Baldoino, L. M. (2024). A Face Financeira da (Des)Valorização do Café Brasileiro (1898-1913). Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 17(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/76155

Edição

Seção

Artigos Livres