AS OPOSIÇÕES EMEDEBISTAS: OS GRUPOS DE OPOSIÇÃO DENTRO DA OPOSIÇÃO
Abstract
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é um partido do atual cenário político brasileiro de grande peso, constituindo, por vezes, o chamado “centrão”. O MDB tem suas raízes políticas surgidas em meio ao processo da ditadura militar, instaurado em 1964. Seu nascimento, em 1966, deu-se por meio de imposições legais, como AI-2 e AC-4, que buscavam controlar os agentes políticos e dar uma áurea de permanência democrática. Por conta dessas imposições e restrições, o MDB teve em seus quadros diferentes ideologias políticas, que por vezes debatiam-se internamente para dar a direção de atuação pela qual o partido deveria seguir sua função de oposição ao regime autoritário implantando. Desse processo, surgiram, em diferentes momentos, grupos internos no MDB, dados a uma oposição de cunho mais ferrenho ao regime, como o grupo dos imaturos, em 1967, e o grupo autêntico, em 1971, os quais discutiremos nesse artigo.
Palavras-chaves: Movimento Democrático Brasileiro (MDB); grupo dos imaturos; grupo autêntico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.