POPPA DE BAYEUX: O PAPEL DE UMA MULHER FRANCA NAS RELAÇÕES POLÍTICAS ENTRE NORMANDOS, ESCANDINAVOS E O MUNDO CAROLÍNGIO
Resumo
Durante o século X, a Normandia se consolidou como uma importante força política no Ocidente medieval desenvolvendo importantes relações diplomáticas e tanto com o mundo franco quanto com populações escandinavas. Entretanto, o papel das figuras femininas na construção e estabelecimento destas relações costuma ser negligenciado. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como as mulheres exerceram um papel próprio na consolidação destes laços e alianças políticas, influenciando diretamente nas relações destes normandos com francos e escandinavos. Para isto, realizamos um estudo específico sobre Poppa de Bayeux, mãe de Guilherme Espada-Longa, o segundo soberano normando de Rouen, ou de modo mais preciso de sua representação na Historia Normannorum de Dudo de Saint-Quentin.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.