MÍDIAS SOCIAIS E HISTÓRIA: UM NOVO ESPELHO E OS VÁRIOS REFLEXOS DE CLIO
Resumo
Frente a um novo espelho, as mídias sociais digitais, quais reflexos vislumbrará Clio, musa grega da História? Em uma sociedade conectada e fortemente marcada pela grande difusão de informações oriundas da web acaba-se por gerar uma dispersão dos saberes, onde o monopólio acadêmico e escolar é posto em xeque. Diante disto, o presente trabalho propõe reflexões a partir da dissertação Narrativas digitais e a História do Brasil: uma proposição para a análise de memes com temáticas coloniais e seu uso nas aulas de História e visa a abordagem de tais peças propagadas no ciberespaço como representações da memória e práticas sociais que podem oportunizar a construção de sentidos para história naqueles que as acessam. Também, apontaremos para algumas formas sobre como o passado vem sendo mobilizado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.