O DEBATE SOBRE AS DIREITAS À LUZ DA ATUAÇÃO POLÍTICA DA GRANDE IMPRENSA NA NOVA REPÚBLICA
Resumo
Nesse artigo examino a atuação política dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo na Nova República, com o propósito de 1) identificar aspectos centrais do projeto político defendido pelos periódicos; e 2) sua contribuição para a afirmação do neoliberalismo no Brasil (c.1987-2002). Partindo de uma revisão bibliográfica e da análise de editoriais publicados pelos diários no ano de 1994, discuto a possibilidade de tomá-los como expoentes da direita, em um contexto de projeção do neoliberalismo, viabilizado pela eleição de Fernando Henrique Cardoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.