ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA
Resumo
Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca das produções historiográficas contemporâneas, que a partir de seus novos desafios têm exigido uma maior discussão sobre o diálogo estabelecido entre História e os demais campos das ciências humanas e sociais. Propõe-se analisar a importância das abordagens interdisciplinares que se apresentam como arcabouço teórico-metodológico fundamentais para o conhecimento histórico, o que possibilita uma compreensão mais ampla sobre os fatos históricos que se pretende investigar, entre eles destaco a minha experiência de pesquisa com os povos indígenas. O objetivo é refletir sobre a necessidade e os avanços da produção de conhecimento nessa linha interdisciplinar. Neste sentido, procura-se explanar brevemente, como as abordagens historiográficas dialogam com outras ciências e qual a importância dessa colaboração para uma melhor compreensão dos fenômenos histórico-sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.