Fiscalidade, Alfândega e Comércio no Rio de Janeiro no alvorecer do século XVII
Resumo
A análise das relações comerciais estabelecidas no Rio de Janeiro durante a União Ibérica é a proposta deste trabalho. Durante o governo filipino, devido à posição geográfica estratégica e a capacidade de articulação com outras praças, a capitania fluminense despontou como uma rota promissora a ser integrada no circuito atlântico e começou a ganhar destaque no ultramar português. E é nesse cenário que a Alfândega deve ser vista como umas das peças essenciais para o desenvolvimento econômico da região, já que era a instituição responsável não só pela arrecadação de impostos, mas também pela organização do comércio e da vigilância anticontrabando.
Palavras-chave: Fiscalidade; Comércio; Alfândega; Rio de Janeiro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.