Uma Análise Acerca dos(as) Diretores(as): sujeitos à frente do Grupo Escolar Farroupilha (Farroupilha/RS, 1927-1949)
Resumo
O texto resulta de pesquisa histórica em torno do Grupo Escolar Farroupilha, localizado em Farroupilha/RS. Tem como objetivo compartilhar a análise realizada acerca dos (as) diretores (as) que estiveram à frente da instituição pesquisada durante o período de 1927 a 1949. Contribuições da História Cultural auxiliam a análise documental de fotografias e de documentos escritos. Por meio deste estudo foi possível compreender algumas representações que estiveram por trás deste cargo, assim como à predominância de homens na administração escolar, realidade que corrobora com as contribuições de Demartini e Antunes (1993), acerca da feminização do magistério primário.
Palavras-chave: História das instituições escolares; cultura escolar; sujeitos escolares.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.