Análise Semiótica: campanha publicitária do Ministério da Saúde no combate à dengue

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico – Espanha

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar um cartaz do Programa Nacional de Combate à Dengue do Ministério da Saúde do Governo Federal Brasileiro, sob a perspectiva da Teoria Semiótica Francesa. Semiótica Discursiva, a produção e a interpretação do sentido são simuladas como um percurso dotado de três estratos de significação diferentes. No percurso da interpretação, parte-se da manifestação (isto é, do modo como uma dada substância realiza certo conteúdo) para chegar-se ao primeiro nível de organização do sentido: o nível discursivo. Em seguida, simplificando e abstraindo o discurso por um processo de “enxugamento” gradativo do sentido, em que algumas propriedades semânticas são desprezadas em proveito de outras, consideradas mais gerais, atinge-se o nível narrativo. Insistindo neste processo de abstração e simplificação do sentido, chega-se ao nível fundamental, onde se encontram as estruturas elementares de significação. Assim procedendo, obtém-se um conjunto de categorias semânticas que estruturam o sentido de um dado texto em seus diferentes patamares de organização.

Palavras-chave: Semiótica Francesa; efeitos de sentido; gênero publicitário; dengue.

 

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Publicado

2018-04-06

Como Citar

David, R. S. (2018). Análise Semiótica: campanha publicitária do Ministério da Saúde no combate à dengue. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/32620

Edição

Seção

Artigos Livres