Algumas questões sobre a cultura clássica na narrativa da Batalha de Hastings (c.1071) de William de Poitiers (c. 1020- c.1088)
Resumo
Este trabalho pretende identificar e analisar como se deu a influência de modelos clássicos na narrativa da Batalha de Hastings (1066) de William de Poitiers, capelão de William I da Inglaterra (1066-1087) e arquidiácono de Lisiux. Acreditamos, pois, que este clérigo possa ter tido diferentes formas de comunicação com os textos clássicos, além de uma intensa inserção na política da corte do primeiro rei normando da Inglaterra. A síntese de tais fatores possibilitou a escrita de uma narrativa biográfica com características épicas, particular apartir da imitação de modelos clássicos em voga na Normandia do século XI.
Palavras-Chave: William de Poitiers - Biografia na Idade Média - Gesta Willelm - Batalha de Hastings - Antiguidade clássica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.