Um Padre Maçom em Terras Ultramontanas. A trajetória de Eutíquio Pereira da Rocha entre a Bahia e o Pará (1820 – 1880)
Resumo
Este artigo pretende discutir acerca da trajetória de Padre Eutíquio Pereira da Rocha, um padre nascido na Bahia que construiu uma peculiar carreira clerical em Belém do Pará no século XIX. A investigação pretende demonstrar como este padre negro entendia o universo religioso e o civil, observando de que maneira aliou seu pensamento e ações políticas para construir relações sociais na Igreja, na redação dos jornais, nas lojas maçônicas, assim como os outros padres que tinham atividades semelhantes e relações próximas com ele. Exemplos foram o Cônego Ismael Nery e os padres Manoel Espíndola, Egues e Félix Vicente Leão, que assim como ele também se posicionaram contra o modelo diocesano ultramontano do bispo D. Antônio de Macedo Costa.
Palavras-chave: Biografia; Maçonaria; Belém; século XIX.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.