FORMAÇÕES FAMILIARES CONSTRUÍDAS PELOS ESCRAVOS E LIBERTOS DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ÁGUA BRANCA/AL (1864-1888)
Resumo
Este artigo analisa as organizações familiares de escravos e libertos na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, na segunda metade do século XIX, que correspondia aos territórios hoje denominados de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, localizados no semiárido de Alagoas. Para tanto, as fontes históricas utilizadas foram os registros paroquiais de batismos e casamentos. Esses documentos foram quantificados e analisados a partir de métodos da Demografia Histórica. Entre os resultados, temos a presença materna forte nas famílias e o casamento religioso como um reafirmação dos vínculos familiares, além de redes de sociabilidades entre livres, libertos e escravos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.