Imprensa e regime militar: história e historiografia
Resumo
A imprensa tem se firmado como objeto de análise da historiografia contemporânea. Nos últimos anos tem aumentado o número de estudos sobre imprensa. Contudo, pretendo demonstrar neste artigo que embora a imprensa tenha sido amplamente estudada em vários períodos da história brasileira ainda faz-se necessário um estudo mais sistemático por parte dos historiadores da participação da imprensa durante o regime militar, e em especial no processo de redemocratização. Na primeira parte mostrarei como tem sido abordada a ditadura militar pela historiografia. E na segunda parte tratarei dos estudos que tem a imprensa como objeto. Trabalho com a hipótese de que a imprensa escrita desempenhou um papel estratégico tanto na implantação do regime militar quanto ao seu desfecho. Os autores que estudam esse período priorizam os fatores econômicos, dão ênfase à questão do Estado e o papel das elites civis, analisam no ângulo de classes, ou destacam o comportamento dos militares, utilizando muitas vezes a imprensa como fonte, mas não como objeto de análise.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.