Disputas políticas pelo controle da distribuição da imprensa no Rio de Janeiro.
Resumo
Fundada em 1906 por 78 italianos, a Societá di Beneficenza e Mutuo Soccorso degli Ausiliari della Stampa controlou por décadas a circulação dos periódicos no Rio de Janeiro. Esse artigo pretende mostrar a importância dessa associação através de suas divergências políticas. Mais do que o comando da distribuição de jornais e revistas, as disputas envolviam poderosas forças externas, como donos de jornais, políticos e até intervenções estrangeiras, como o do Primeiro Ministro italiano Benito Mussolini.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.