Em torno da lei de 1773: petições de pardos e crioulos ao Conselho Ultramarino (Minas Gerais, 1750-1808).
Resumen
Durante o ministério pombalino, foram promulgada leis que visavam integrar política e socialmente indivíduos antes marginalizados. Em 1773, a Coroa sancionou uma lei que libertava os netos de escravos nascidos no Reino. Embora as chamadas "leis abolicionistas" não tenham sido extensivas à América portuguesa, pardos e crioulos passaram a enviar missivas ao Conselho Ultramarino, debatendo a aplicação delas em terras brasileiras. Diante disso, o objetivo da comunicação será analisar o teor político de petições feitas por escravos, forros e descendentes.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.