“O preclaro brasileiro” — a memória perpetuada do jornalista José Carlos Rodrigues (1844-1923)
Resumo
Em maio de 1915, no Jornal do Commercio, José CarlosRodrigues, através de um discurso autobiográfico, despedia-se desseperiódico, que esteve sob a sua direção durante 25 anos. Por meio daalocução, o jornalista não apenas relembrou os tempos em quecomandava um dos principais órgãos do país, mas também delineou oregistro de sua memória. Pois bem, no presente texto se abordarácomo tal fala serviu de subsídio para que biógrafos perpetuassem umamemória já elaborada pelo próprio biografado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.