O decote, o Canhão e a Fila Negra – Possibilidades de Interpretação do Brasil em Diário Íntimo de Lima Barreto
Resumo
Lima Barreto foi apontado pela crítica literária como umescritor de pouca preocupação estética, pois deixava resvalar muitodos seus dramas pessoais. Como parte desses apontamentos, AntonioCandido, analisando trechos autobiográficos do escritor, observadados de criação estética em meio aos escritos pessoais. Partindo daobservação de Candido, são analisadas três passagens de DiárioÍntimo. Lima Barreto falava da sua vida e saltava para o coletivo. Demaneira engajada, vestia o dado histórico de imagem e linguagemtípicas da arte.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.