A atuação do Ministério Público na vigência da Lei do Ventre Livre na Província do Rio de Janeiro (1871-1888)
Resumo
No Brasil Império, ao Promotor Público fora atribuída a função de“fiscal da lei”. No contexto da promulgação da “Lei do Ventre Livre”(1871), encontramos nos atos normativos que disciplinam e conferemaplicabilidade à mesma, referências ao promotor como um dosagentes públicos responsáveis pelo cumprimento de determinadosdireitos de escravos, libertandos e libertos. Nessa perspectiva,defendemos que a Lei constitui o marco da atuação do MinistérioPúblico brasileiro na área cível, até então com atribuições restritas àárea penal.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.