Candomblés e Mafuás em imagens barretianas - relações sociais de sexo e formação da nacionalidade brasileira
Resumen
Nosso recorte espaço-temporal é a cidade do Rio de Janeiro nas décadas 1910-1920. O corpus concentra-se nas crônicas de Lima Barreto (1881-1922). Analisamos as relações sociais de sexo, focalizando a "cena das feiras e festas populares". Distinguimos os "candomblés", como "lugar de resistência", dos "mafuás", como "festa comingueira", para reafirmar a existência de práticas culturais sob tensão, reveladoras de uma experiência urbana de mulheres e homens ainda marcada pela recusa das contribuições da ancestralidade africana na aurora da modernidade republicana.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.