Para além do Rio de Janeiro: a comunicação da arquitetura estrangeira da Barra da Tijuca

Autores/as

  • Ricardo Ferreira Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.693

Palabras clave:

arquitetura, Barra da Tijuca, imaginário, violência, consumo.

Resumen

Os bairros do Rio de Janeiro formam uma cartografia simbólica, simultaneamente, confusa e produtiva. Neste trabalho, concentramo-nos sobre a Barra da Tijuca, por ser o bairro que mais cresce no Rio. Ao mesmo tempo, a arquitetura da Barra da Tijuca parece negar o imaginário carioca com construções que remetem a países europeus ou norte-americanos. As réplicas da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade expostas em shopping centers do bairro reforçam a ideia de que o morador ou visitante está em outro lugar, para além do Rio de Janeiro. Os condomínios fechados, com seus nomes em inglês, francês ou italiano, tampouco traduzem os valores da cidade, a não ser no que se refere à segurança – argumento principal usado pelas imobiliárias na publicidade e propaganda dos empreendimentos do bairro. Na Barra, proliferam fortalezas urbanas como shopping centers, condomínios fechados e centros empresariais. Neste trabalho, objetivamos levantar que apelos publicitários, em relação aos argumentos de lazer, de consumo e de segurança, favorecem a permanência dos moradores nos condomínios fechados, assim como dos consumidores nos shopping centers, e que contradições são sugeridas pelas apurações jornalísticas. Interessa-nos mostrar que nos mesmos veículos de comunicação a publicidade promove a Barra da Tijuca como um lugar ideal, completo e seguro para se morar, enquanto que as apurações jornalísticas apontam para algumas das mesmas mazelas do restante da cidade.

Biografía del autor/a

Ricardo Ferreira Freitas

Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em relações públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Sociologia - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne com bolsa da CAPES (2006/2007). Atualmente é vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona, desde 1986, nas graduações de Relações Públicas e Jornalismo. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em comunicação da UERJ desde a sua fundação e leciona na especialização em pesquisa de opinião e mercadologia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo e turismo. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, arte e cidade, cadastrado no CNPQ. Autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor de "Centres commerciaux: îles urbaines de la postmodernité", Paris, Editora L'harmattan, 1996.

Publicado

2010-07-16

Número

Sección

Artículos