Alegria em cores: identidade e consumo entre adolescentes happy rockers
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.7662Resumo
ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se dedicou a identificar comoas formas de consumo material e simbólico que configuram os happy rockers são apropriadase percebidas pelos jovens na sua constituição identitária. O trabalho estruturou-se a partir de um estudo de caso, cujas informações foram colhidas a partir deentrevistas semi-estruturadas. A amostra foi composta por seis adolescentes residentesda cidade de Santa Maria/RS que se autodeclaravam fãs das bandas do estilo happyrock. Como principais resultados, ficou evidente que a tribo happy rock se apropriade produtos mercadológicos (marcados pela obsolescência e diversidade) como umaforma de simbolizar as questões identitárias que compõem o grupo, em especial aalegria e a descontração, e também como maneira de se autoafirmar.
Palavras-chave: consumo; identidade; jovens; fãs; happy rock
Abstract:This article presents the results of a survey that was dedicated to identify how material andsymbolic consumption that make up the “happy rockers” are appropriate and perceivedby young people in their identity construction. The work was structured from a casestudy, data were gathered from semi-structured interviews. The sample was composed ofsix adolescents living in the city of Santa Maria / RS fans of “happy rockers” bands. Themain results, it was evident that the tribe happy rock appropriates product marketing(marked by obsolescence and diversity) as a way to symbolize the ideological issues thatmake up the group in particular and joy and relaxation, and as a way to be recognized.
Keywords: consumption, identity, youth, fans, happy rock
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